Battle Creek. E se juntássemos “House” e “Breaking Bad”?


Há 12 anos a CBS já tinha comprado o argumento do episódio-piloto de “Battle Creek”, mas a série de detectives nunca chegou a ver a luz das câmaras. Na altura o nome de Vince Gilligan ainda não era tão familiar. Afinal “Breaking Bad” ainda não tinha viciado metade do planeta. Depois do êxito da série,…


Há 12 anos a CBS já tinha comprado o argumento do episódio-piloto de “Battle Creek”, mas a série de detectives nunca chegou a ver a luz das câmaras. Na altura o nome de Vince Gilligan ainda não era tão familiar. Afinal “Breaking Bad” ainda não tinha viciado metade do planeta.

Depois do êxito da série, o argumento voltou a sair da gaveta e foi entregue a David Shore, criador de “House” (que terminou em 2012, ao fim de oito temporadas), para a produzir. “Breaking Bad” e “House”, a mistura pode ser bizarra, mas começa a fazer sentido nesta série de detectives passada na pequena cidade de Battle Creek (daí o título, claro), no Michigan.

Numa conferência de imprensa o ano passado com críticos de televisão, Gilligan admitiu que o seu fascínio por Battle Creek (com aproximadamente 50 mil habitantes) é antigo e veio de uma caixa de cereais. A cidade norte-americana ganhou popularidade por ser aí a sede da Kellog’s, a empresa de cereais mais famosa do mundo.

Não faltou muito para começarem as piadas que punham os dois detectives protagonistas da série (Josh Duhamel e Dean Winters) à caça de “cereal killers”. Aliás, um dos episódios até ganhou este nome e é aí que uma pessoa metida num fato de Tom (de “Tom & Jerry”) é alvejada.

A série pega na velha fórmula da dupla improvável que se vê forçada a trabalhar em conjunto. Russ Agnew (de “Lei e Ordem: SVU’s”) é um detective “terra–a-terra” que regressa a casa na companhia não desejada do sofisticado agente Milton Chamberlain (a estrela de “Transformers”) quando o FBI decide abrir um novo escritório.

No elenco está também Janet McTeer, a actriz britânica nomeada em 2011 para o Óscar de Melhor Actriz Secundária por “Albert Nobbs”, no papel de uma agente da polícia.

Embora a série tenha sido pensada por Vince Gilligan, é David Shore quem lhe tem dedicado mais tempo, já que o primeiro anda entretido com “Better Call Saul”, o spin-off de “Breaking Bad”, que ainda não estreou em Portugal.

“Ele [Gilligan] deu-me uma coisa maravilhosa para trabalhar. Mas ultimamente tem sido a minha responsabilidade diária”, explica Shore. “É complicado ter de fazer alterações a material do Vince Gilligan. Temos de pensar duas vezes. E não queres fazer uma série de mudanças porque as personagens são dele. Ele criou este mundo e eu só peguei nele.”

A série estreou-se nos Estados Unidos no primeiro domingo de Março e tem sido a grande aposta da CBS agora que “CSI” está à espera da próxima temporada e que “The Good Wife” parece ser a série mais bem sucedida do canal – ainda assim não o suficiente para chegar aos Emmys. Em Portugal, “Battle Creek” estreia-se hoje, às 22h45, no canal TVSéries.