O governador do Estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo, propôs novamente a legalização da marijuana, um projeto que tentou implementar nos últimos anos, mas que até agora não conseguiu concretizar.
É a terceira vez que Cuomo se propõe formalmente permitir e regular o uso recreativo da substância, como vários estados já fizeram.
Em 2019, Nova Iorque já tinha descriminalizado o uso e posse de pequenas quantidades de canábis, mas não conseguiu avançar com o projeto de legalização devido à falta de consenso, apesar de os democratas controlarem ambas as câmaras.
Na quarta-feira, Andrew Cuomo anunciou uma nova proposta para legalizar a canábis, que será incluída na sua lei orçamental de 2021, e que prevê a criação de um gabinete específico para supervisionar o programa.
Segundo o governador, uma vez em vigor, a legalização geraria cerca de 300 milhões de dólares (243 milhões de euros) por ano em receitas fiscais e ofereceria oportunidades de negócio às minorias, que têm sido especialmente afetadas pela perseguição devido a esta substância.