Então, para este ano proponho, para aliar a uma mesa rica, uma das receitas mais clássicas desta época, o crumble de maçã, uma sobremesa quente e confortante. Com um spin na receita tradicional, resultou na perfeição, aprovado em unanimidade por uma crítica fantástica que sabe o que são doces de verdade. Como disse a Guida, sabe a Natal. Pois era mesmo isto que eu pretendia, saber a Natal. Por isso, a ideia é abusar de algumas especiarias e ingredientes tão típicos desta época. E que são aliados fantásticos da nossa saúde. A maçã, rica em nutrientes e com poucas calorias; frutos secos, cheios de gorduras boas que melhoram; e zinco, magnésio, vitamina do complexo B, e selénio. É só coisas boas, as especiarias, que são tudo de bom e nos enchem de emoções. E já todos sabem que sou adepta de muito sabor, mas também de simplicidade e de receitas práticas que nos permitam ter tempo para outras tarefas – mais ainda nesta altura do ano, em que ao invés de usufruirmos, ficamos assoberbados entre compras, presentes e mais isto ou aquilo. Lembre-se que a ideia é viver, amar e ser feliz.
Com Amor
O meu Crumble de Maçã
Ingredientes
Topping
1 copo de nozes picadas
1 copo de amêndoas grosseiramente picadas
1 colher de sopa de mel
Pitada de canela
Raspa de limão
Recheio
1 kg de maçãs lavadas e cortadas
Sumo de meio limão
1 colher de chá de canela
1 pedaço de gengibre laminado
Pitada de noz-moscada
Método
Coloque todos os ingredientes do recheio num tacho, adicione água à medida para cobrir as maçãs e deixe cozer até ficarem macias.
Entretanto aqueça uma frigideira, toste ligeiramente os frutos secos e retire do lume. Adicione o mel, a raspa de limão e canela, e envolva bem. Numa vasilha coloque a maçã, adicione as nozes e sirva.
Nota: Pode servir quente ou, no dia seguinte, sirva com iogurte natural para um excelente pequeno-almoço.