O dióspiro também é uma boa fonte de vitamina C, outro antioxidante importante. O consumo regular de alimentos ricos em vitamina C ajudam o organismo a ganhar resistência a agentes infeciosos e na proteção contra os radicais livres, o que bem precisamos nesta época.
Existem duas variedades:
– Dióspiro “de abrir” O dióspiro de polpa mole poderá ser cortado ao meio e consumido com uma colher. Este é o meu favorito.
– Dióspiro “de roer” Tem a polpa mais rija, é alaranjado/amarelado e poderá ser consumido como uma maçã, com iogurte, em sumos naturais ou em saladas. E foi o que fiz, uma salada cheia de nutrientes e sabor para os dias de outono. Até mesmo os que normalmente torcem o nariz podem dar-lhe uma chance.
Com Amor
Salada de Outono com Dióspiros & Nozes Caramelizadas
Ingredientes
1 dióspiro
Mistura de alfaces com rúcula
½ romã
Figos secos (usei os de Mouriscas, que são mais suculentos)
Um fio de azeite extravirgem
Sumo de meia laranja ou outro citrino de que goste
Pimenta-preta de moinho
Pitada de sal
Para as nozes caramelizadas
Ingredientes
1 xícara de nozes
1 colher de sopa de mel multifloral
1 pitada de pimenta-de-caiena (opcional)
1 pitada de sal rosa
Para caramelizar
Leve ao lume uma frigideira antiaderente, coloque as nozes e tempere com pimenta e sal. Regue com o mel e vá mexendo com uma espátula durante sensivelmente 5 minutos.
Retire para um tabuleiro revestido com papel vegetal, pré-preparado, e deixe arejar entre 10 e 20 minutos.
Num prato monte a salada e tempere a gosto com azeite, citrinos, pimenta-preta e sal, e adicione as nozes a gosto.
Nota: Esta porção de nozes vai render-lhe o suficiente para reservar para um snack para acompanhar maçã fresca ou adicionar numa sopa.