Voz de Cobain regressa numa entrevista inédita de 1989 para matar as saudades dos fãs

Voz de Cobain regressa numa entrevista inédita de 1989 para matar as saudades dos fãs


A entrevista é de Kurt Cobain e do amigo e baixista dos Nirvana Krist Novoselic. Concedida ao jornalista nova-iorquino John Robb, nela Cobain fala dos seus planos para o futuro da sua recente banda


A entrevista foi dado no ano em que saiu o primeiro EP dos Nirvana, "Bleach". Foi recentemente colocada online e está a provocar algum alvoroço entre os fãs, que têm assim uma oportunidade de ouvir pela primeira vez uma gravação com Kurt Cobain e Krist Novoselic, datada de 1989.

Na entrevista, concedida ao jornalista nova-iorquino John Robb, Kurt explicou os seus planos para a sonoridade dos Nirvana, que estava ainda longe do sucesso que conquistou dois anos mais tarde, com o EP "Nervermind".

"Acho que estamos a misturar bem os extremos, em vez de ser tudo canções pesadas e monstruosas e depois uma canção pop leve", afirmou. "Estamos a combiná-los, à semelhança dos Mudhoney".

O vocalista e guitarrista que viria a aparecer morto em abril de 1994, levanta o véu sobre questões pessoais ao explicar as temáticas das suas canções, bem mais "raivosas" e "negativas" com "a típica atitude punk rock". Sinto-me mais feliz porque escapei", confessa, referindo-se ao facto de ter deixado a casa dos pais. "Às vezes, torno as coisas mais difíceis para mim para poder sentir alguma raiva".

"Nas minhas canções, as letras são a coisa menos importante. Posso ter duas ou três temáticas na mesma canção e o título não ter nada a ver com a música", acrescenta Cobain. E questionado quanto ao que teria feito caso não tivesse formado os Nirvana, percebe-se que ele já não via outra saída que não a música: "Tentaria com outra banda".