Estes são os benefícios de ser mãe depois dos 35 | FOTOGALERIA

Estes são os benefícios de ser mãe depois dos 35 | FOTOGALERIA


O debate sobre a gravidez depois dos 35 voltou a surgir na Internet após umas declarações da cantora Carrie Underwood


O número de mulheres que decidem adiar a gravidez para depois dos 35 tem vindo a aumentar. Seja por razões pessoais ou profissionais, são muitas as que consideram que a idade não terá interferência na gravidez e, posteriormente, na educação do filho.

Há, no entanto, quem critique esta postura. Basta passear por fóruns online sobre o tema para perceber que muitas mulheres consideram esta decisão um risco, que pode ter consequências tanto na mãe como no bebé. Algumas defendem que a gravidez pode ser mais complicada e que, mais tarde, a mãe não terá tanta paciência e energia para educar a criança.

Mas há boas notícias: parece que nada disto é verdade. A cantora norte-americana Carrie Underwood (que anunciou recentemente que está grávida do segundo filho) lamentou ter sido mãe pela primeira vez aos 35, devido à idade avançada e à forte probabilidade de não conseguir dar irmãos ao pequeno Isaiah (mal sabia que já vinha um a caminho…). Perante estas declarações, gerou-se um debate na Internet – uns concordavam com a cantora, outros diziam que estava a falar sem ter noção do que o corpo humano suportava.

O site norte-americano Parents.com falou com uma especialista, que acabou por dar razão aos que discordaram de Carrie Underwood: “É normal preocuparmo-nos com a gravidez numa idade avançada, mas, na maioria dos casos, as mulheres com mais de 35 anos são saudáveis e conseguem ter bebés”, explicou a psicóloga Juli Fraga, que se especializou na área da maternidade. “É provável que a Carrie Underwood tenha esta postura face à mensagem cultural disseminada. Mas a verdade é que a ideia de que as mulheres com mais de 35 anos não conseguem ter filhos não é verdadeira. A ansiedade sentida antes da gravidez relacionada com a fertilidade é mais uma preocupação do que propriamente uma realidade”, acrescentou.

E sabia que ter filhos depois dos 35 tem os seus benefícios? O site Parents.com fez uma lista com a parte boa de ser mãe mais tarde. Clique na fotogaleria para saber mais.