“A TAP é uma porcaria”


Esta, infelizmente, é uma das frases que oiço entre terminais, cintos de recolha de bagagem e check-ins. Construir uma boa imagem demora anos; destruí-la, meia dúzia de horas.


Constantemente e quase sempre, as críticas de depreciação da TAP vêm da boca de portugueses; já os elogios e as críticas construtivas vêm, normalmente, de estrangeiros. É a nossa mania de deitar abaixo o que é nosso. Sim, a TAP é provavelmente das companhias e empresas de bandeira que melhor serviço presta e que melhores e mais dedicados profissionais têm. Mas, ainda assim, é fácil destruir, criticar e denegrir.

Imaginem que o caos que se instalou nos voos da Ryanair fosse com a TAP? Imaginem que a TAP cancelava mais de 200 voos sem explicação, sem apoio e sem assistência aos seus passageiros? O que sucederia? Uma revolução?

Vamos por partes: a TAP está muito bem classificada nos principais rankings mundiais e a sua principal penalização vem do tratamento de reclamações (muitas delas inusitadas). Em termos de segurança (que, em última análise, será o critério mais importante) está no topo da lista, a par com algumas das maiores companhias do mundo. E aqui não é indiferente a qualidade do pessoal de manutenção.

Podia ter melhor serviço? Podia ser mais pontual? Claro que sim, e podemos sempre melhorar, mas com os recursos que tem não creio que se possa exigir caviar quando só temos dinheiro para uma salada de ovas.

Eu adoro a TAP, tenho orgulho na companhia e confiança nos seus funcionários. Invariavelmente e sempre que posso, a TAP é a minha escolha para viajar, seja em trabalho ou lazer.

A TAP nunca me deixou em terra, nunca um funcionário me deu uma resposta torta (mesmo quando têm de aturar passageiros mal-educados e arrogantes), nem nunca me cancelou um voo sem uma explicação minimamente aceitável. Mas volto a perguntar: e se o que se passou com a Ryanair fosse com a TAP? Quantas páginas de jornal seriam escritas a denegrir a TAP e a destruir todo o bom serviço que presta há anos a Portugal e aos portugueses?

Repito: eu adoro a TAP e não me canso de o dizer.

Outra das críticas mais recorrentes prende-se com a espera de bagagem nos terminais de chegada em Lisboa (falo de Lisboa porque é o que conheço em Portugal). O viajante atira: é uma vergonha! A TAP é uma vergonha! Estou há horas à espera da mala!

Um facto: por vezes, as malas demoram mais do que é razoável e aceitável. Pois é, mas a culpa não é da TAP! Não é a TAP que gere a operação de handling no aeroporto de Lisboa. Mas quem leva com a culpa? A TAP, claro está.

Reconhecer o esforço que a companhia e o governo têm feito para manter a TAP no topo da lista das melhores companhias aéreas do planeta não custa muito! Reconhecer o investimento que se tem feito na renovação da frota, dos funcionários (sobretudo os assistentes de bordo e pilotos) e dos procedimentos, para tornar a TAP uma companhia moderna e competitiva, não custa muito e talvez nos fizesse descer à terra antes de criticar.

Problemas, todas as companhias têm, e as que não os demonstram têm, por regra, enormes disponibilidades financeiras para os suprimir. Não é o caso da TAP, claramente. Por isso, a TAP não é uma porcaria! A TAP é e será sempre, para mim, a melhor companhia aérea!

Escreve à quinta-feira