Porta dos Fundos comprada por grupo de media americano

Porta dos Fundos comprada por grupo de media americano


Criadores do fenómeno do YouTube garantem que Viacom não irá interferir nos conteúdos.


Com a promessa de que não irá interferir nos conteúdos, a Viacom International Media Networks, proprietária da Paramount Pictures, da MTV e de outros canais por cabo, entre os quais a Comedy Central brasileira, anunciou a compra de 51% da produtora independente de conteúdos humorísticos Porta dos Fundos, fundada em 2012 no YouTube para rapidamente se tornar num fenómeno no Brasil e não só.

A prova é esta aquisição da Porta dos Fundos pela Viacom, que surge enquadrada numa estratégia de ampliação para a América Latina, como explicou o seu presidente, Pierluigi Gazzolo, citado pela norte-americana Variety. “Numa continuação do nosso crescimento na região da América Latina, o investimento na Porta dos Fundos aprofunda o nosso compromisso para com o mercado brasileiro e aumenta a nossa capacidade de criar conteúdos inovadores.” Em novembro passado, já a Viacom tinha adquirido a Telefe, uma das principais emissoras televisivas da Argentina.

Os valores deste último negócio não foram revelados mas a Porta dos Fundos garante que ficou salvaguardada a liberdade total na produção dos conteúdos. “Esta jogada é um grande passo do grupo em direção ao mercado internacional, com novas oportunidades globais para o nosso portfolio tanto online como offline”, fez saber a CEO da Porta dos Fundos, Tereza Gonzalez, acrescentando que “além disso, o acordo garante canais de distribuição excecionais para os nossos conteúdos”.

O objetivo é que a Viacom e a Porta dos Fundos passem a colaborar na criação de novas produções tanto para plataformas online como offline, incluindo para canais televisivos brasileiros. 

Fundada em 2012 pelo realizador Ian Fernandes, conhecido como Ian SBF, e pelos atores Antonio Tabet, Fábio Porchat, Gregório Duvivier e João Vicente de Castro, com a publicação de um conjunto inicial de sketches no YouTube, a Porta dos Fundos não precisou de mais do que seis meses para alcançar 30 milhões de visualizações na plataforma online de partilha de vídeos, e com isso a liderança do canal no Brasil, perdida apenas no ano passado para o humorista Whindersson Nunes.

Atualmente o canal da Porta dos Fundos no YouTube conta, de acordo com os dados da VidStatsX, com mais de 13 milhões de subscritores e é considerado pela Zefr, uma empresa tecnológica de vídeo, o canal global de maior influência da plataforma de partilha de vídeos.