Portugal será um dos quatro cabeças de série no sorteio da Taça das Confederações do próximo ano, marcado para este sábado em Kazan, na Rússia – palco desta prova, bem como do Mundial de 2018. A FIFA anunciou esta quinta-feira os critérios e a Seleção nacional, campeã europeia em título, consegue então esse estatuto na inédita presença nesta competição mercê da posição que ocupa no ranking – oitavo.
Isto não impede, ainda assim, que Portugal possa calhar no grupo da campeã do mundo Alemanha, por exemplo. O pote 1 terá a anfitriã Rússia, a Alemanha, o Chile e Portugal, enquanto no pote 2 estarão México, Austrália, Nova Zelândia e o representante africano, o vencedor da CAN, que será conhecido em fevereiro. As equipas serão distribuídas por dois grupos, A e B, alternadamente. A Rússia está à partida no Grupo A, na posição 1.
A FIFA explica que não consegue respeitar nesta edição o seu princípio de não ter duas equipas do mesmo continente a defrontar-se na fase de grupos, uma vez que há três seleções da Europa. Portanto, Portugal pode defrontar a Alemanha ou a Rússia, num ou noutro grupo.
O sorteio, marcado para as 15h de sábado, será conduzido por Zvonimir Boban, secretário-geral adjunto da FIFA.
A Taça das Confederações joga-se de 17 de junho a 2 de julho de 2017.