O balanço dos primeiros 60 dias de operação no mercado algarvio excedeu todas as expectativas. A garantia é dada pela empresa que gere esta plataforma e diz que os utilizadores de mais de 60 nacionalidades usaram a Uber para se deslocarem naquele que é o destino preferido de férias dos portugueses
"Passaram dois meses desde que a Uber chegou ao Algarve e a recetividade foi imediata não só junto de algarvios, mas também dos cerca de quatro milhões de turistas que escolhem este destino para as férias", salienta.
Apesar de o uso ter sido transversal foram os turistas norte-americanos, britânicos e franceses que mais se destacaram e que mais usaram a Uber para viajar no Algarve.
As noites algarvias são dos principais momentos de utilização da Uber, tanto por portugueses como por estrangeiros: 55% das viagens são feitas entre as 20h e as 5h. Neste período noturno o principal destino é
Vilamoura, o que se altera no período diurno onde os destinos de viagem são bastante mais distribuídos por toda a região algarvia.
Recorde-se que, a oferta da Uber está concentrada em Faro, Albufeira e Vilamoura, no entanto, só estará disponível até ao final de setembro, altura em que a plataforma deverá ser desativada com o fim dos três meses de férias.
A entrada neste mercado contou também com uma novidade: a oferta do serviço XL.
O Uber X tem uma tarifa base de 1 euro, a que acresce 0,1 euros por minuto e 0,8 euros por quilómetro. Já a versão XL tem uma tarifa base de 1,5 euros, a que acresce 0,15 euros por minuto e 1,2 euros por quilómetro.
Em Lisboa e Porto, onde a Uber tem plataforma ativa, os serviços são um pouco diferentes: além do X (a opção mais comum, até mesmo noutros países), há o serviço Black (com carros topo de gama) e o Green (apenas com carros elétricos).