Marcas ganham 117 milhões com patrocínios

Marcas ganham 117 milhões com patrocínios


Empresas têm exposição mediática acrescida


Os principais patrocinadores da Seleção Portuguesa de futebol poderão ter um retorno de 117 milhões de euros em exposição mediática com a vitória de Portugal no Europeu de 2016, de acordo com um estudo da Cision, uma empresa de planeamento, monitorização e análise dos media.

Os principais patrocinadores da seleção são a Sagres, Meo, Galp, Novo Banco, Continente, Jogos Santa Casa, Nike, Hertz e Samsung. E, de acordo com o estudo, devem ter ganhos elevados com o título europeu em França.
A Cision fez cálculos antes da prova e estimou que os patrocinadores da Seleção tinham garantido, à partida, um retorno de 78 milhões de euros só com a presença na fase de grupos.

Uma presença nos oitavos-de-final renderia 85 milhões de euros e os “quartos” dariam 92 milhões. As “meias” garantiriam um retorno de 101 milhões de euros e a vitória da final atingiriam então os 117 milhões de euros aos principais patrocinadores.

Como metodologia de avaliação do retorno mediático, a Cision quantifica o tempo ou o espaço de exposição que as marcas têm na comunicação social, em espaço editorial. A exposição é avaliada com base no custo das tabelas publicitárias de cada meio, ou seja, fazendo a equivalência ao que as marcas teriam que pagar para ter a mesma exposição através de inserções publicitárias nesses meios.

E há ainda que contar com os longos diretos na televisão que podem dar ganhos imprevistos às marcas. A chegada dos jogadores a Portugal , por exemplo, é uma fonte preciosa de ganhos de notoriedade para as marcas que vêm os seus logotipos associados à Seleção.