Época 2016/17. Já está tudo a aquecer para mais um campeonato

Época 2016/17. Já está tudo a aquecer para mais um campeonato


Sporting,FCPorto e Benfica começaram os trabalhos de pré-época, ainda que a meio gás.Com o Europeu a decorrer em França e os JogosOlímpicos no horizonte, Jorge Jesus, Nuno Espírito Santo e RuiVitória preparam mais uma época escaldante. É aproveitar o calor, caros leitores.


Benfica. À procura do tetra

É engraçado perceber que as expectativas entre esta época e a anterior são muito diferentes no Benfica. O ano passado, RuiVitória vinha em substituição de Jorge Jesus e a massa adepta desconfiou. Este ano, com um tricampeonato no bolso, a história é um pouco diferente. 

O professor de Educação Física, agora já sem RenatoSanches(Bayern deMunique) e Nico Gaitán (Atlético de Madrid) – as duas saídas de peso até agora na equipa de Luz –, conseguiu convencer o clube encarnado e os adeptos apenas numa época. Está então na hora de continuar a aposta nos mais jovens e de vencer mais títulos.

Este ano, além da ambição de conquistar um tetracampeonato – um feito nunca antes alcançado na sua história –, há uma Liga dos Campeões para disputar, bem como aTaça de Portugal, já para não falar da Taça da Liga. Na liga milionária, a ambição passa por repetir o feito de chegar aos quartos-de-final, onde o Benfica caiu aos pés do Bayern de Munique (3-2, nas duas mãos) este ano.

Já na Taça, os encarnados querem resgatar o caneco que foge desde 2013/14.

O SC Braga é o primeiro grande teste ao segundo ano deRui Vitória no Benfica. As duas equipas vão defrontar-se no próximo dia 7 de agosto, noAlgarve, para disputar a Supertaça – a prova que o clube da Luz perdeu o ano passado para o Sporting (0-1) e que ditou o início do fogo cruzado entre leões e águias ou, a bem dizer, entre Jorge Jesus e RuiVitória.

Não há para já nomes sonantes nas contratações; no entanto há, para os mais curiosos, muito para discutir.André Horta saiu doVitória deSetúbal para assinar por cinco épocas e tem apenas 19 anos.O argentino Franco Cervi quer continuar o legado de nomes comoGaitán e Di María no clube. Kalaica, central croata de 18 anos, vem tentar fazer concorrência a Jardel e a Lidelof (isto se não saírem). E falta, claro, AndréCarrillo, o ex-extremo doSporting, que a partir de dia 1 de julho já pode treinar noSeixal, mas não se sabe se integrará o plantel comandado por Vitória.

O primeiro jogo de preparação é contra oVitória deSetúbal no Algarve, no próximo dia 14 de julho. Depois é seguir para estágio emInglaterra e, claro, a Eusébio Cup.

Sporting. Segundo round para Jesus

O investimento feito na equipa principal e no treinador (adeus Marco Silva, olá Jorge Jesus) na era Bruno de Carvalho pedia o título nacional na época passada. Só que Jesus (JJ) deixou escapar o título de Alvalade para o outro lado da Segunda Circular e, agora, só há um caminho: a equipa pratica um futebol que há muito não se via emAlvalade, mas falta o campeonato, que não vai para o museu desde 2001/02.

A grande novidade para esta época é que os leões vão disputar a Liga dos Campeões – a época passada perderam o acesso à prova diante do CSKA de Moscovo – e nem precisam de jogar eliminatórias, depois de terem terminado em segundo lugar, a apenas dois pontos dos encarnados. Mais dinheiro para os cofres leoninos e nova tentativa de passar aos oitavos-de-final – e, claro, de apagar essa eliminatória diante do Bayern de Munique em 2008/09 (12-1).

Sobre saídas e entradas, ainda está muito por definir. Radosav Petrovic, Lukas Spalvis, Federico e Alan Ruiz são, para já, rostos novos em Alcochete. Islam Slimani e Teo Gutiérrez são as principais preocupações de Jesus, porque o primeiro ainda não chegou de férias e o segundo continua a fazer juras de amor ao River Plate. Faltará saber se o meio-campo do Sporting (Adrien Silva,João Mário eWilliam Carvalho), que está a disputar o Europeu pela seleção das quinas, ajudará a afinar as contas.

Sobre a Taça de Portugal? É “vingar a vingança” do SCBraga, que perdeu o título o ano passado contra os leões, mas que os eliminou o ano passado nos oitavos-de-final. A Taça da Liga é competição menor para os leões – nos últimos dois anos, não passaram da fase de grupos e têm aproveitado a prova para rodar a equipa.

A pré-época começa com a celebração dos 100 anos de existência, no próximo dia 1 de julho, e depois, falando estritamente sobre futebol, há jogo contra a equipa B no dia 8. Seguem-se mais nove jogos, incluindo um estágio em Lausanne, na Suíça, entre 11 e 18 de julho, onde jogará contra o Mónaco deLeonardo Jardim, o FC Nyonnais, o Zenit e o PSV Eindhoven.

FC Porto. Se não é Espírito Santo, é o fim

Essa é, pelo menos, a sensação que paira no ar em casa doFCPorto, liderada pelo presidente, ou“Papa”, Pinto da Costa. Onovo treinador,Nuno Espírito Santo, chega a um clube onde ganhou tudo de 2002 a 2004 e de 2007 a 2010 – depois de abandonar o Valência a meio da época, em novembro do ano passado –, e tem a ambiciosa (e difícil) missão de conquistar títulos pelos dragões, algo que não acontece há três anos.

Depois dos insucessos seguidos de Julien Lopetegui e José Peseiro, Pinto da Costa, muito contestado internamente, decidiu escolher um homem que conhece os cantos à casa como ninguém – Espírito Santo é autor da frase “somosPorto”, uma das mais utilizadas no clube – para atacar o domínio do Benfica, que dura há três anos, e um Sporting de cara lavada. A longa lista de candidatos ao lugar (Marco Silva, Jorge Jesus, Leonardo Jardim, André Villas-Boas) acabou, por enquanto, guardada no bolso.

O também ex-treinador doRio Ave já decidiu que quer cortar 15 jogadores do plantel, principalmente no meio-campo. Mas o nome mais sonante a dizer adeus aos dragões é o guarda-redesHelton, 11 anos após a sua chegada. Sete campeonatos, quatro Taças dePortugal, seisSupertaças e uma Liga Europa depois, o guardião brasileiro larga as luvas, mas não fecha a porta a assumir algum tipo de cargo diretivo no clube. 

Em relação às entradas para adepto azul-e-branco ver noOlival, temos JoãoTeixeira (Liverpool) e Zé Manuel (Boavista), por enquanto. SegundoPinto da Costa, as posições mais importantes são um novo defesa central e um ponta-de-lança.
Tendo ficado em terceirolugar, os dragões vão disputar os play-offs de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. A boa notícia é que serão cabeças-de-série, evitando alguns tubarões (Manchester City,Roma ouVillarreal).

Na Taça de Portugal, só mesmo a conquista, depois da derrota diante dos bracarenses, nas grandes penalidades, na última edição.

Os jogos de preparação começam no próximo dia 17 de julho e terminam a 6 de agosto.Alemanha eHolanda são os destinos escolhidos.