Bancos. Mais de 13 mil reclamações no ano passado

Bancos. Mais de 13 mil reclamações no ano passado


As reclamações incidiram essencialmente nas contas de depósitos, ultrapassando as queixas ao crédito ao consumo.


O número de reclamações dos clientes bancários ultrapassou as 13 mil em 2015. Os dados foram revelados pelo Banco de Portugal (BdP), mas revelam uma decida na ordem dos 5% face ao ano anterior.

A grande maioria destas reclamações (7219) foi feita diretamente ao Banco de Portugal, nomeadamente através do Portal do Cliente Bancário, tal como aconteceu em anos anteriores. No entanto, o peso do Livro de Reclamações aumentou, passando de 6088 para 6268 queixas.

As reclamações incidiram essencialmente nas contas de depósitos, ultrapassando as queixas ao crédito ao consumo.

Entre estas, aponta o Banco de Portugal, "destaca-se o aumento do peso relativo das reclamações relacionadas com comissões, por contrapartida da redução das reclamações relativas a movimentação e penhoras ou insolvências". Apesar da redução, as queixas sobre crédito ao consumo são ainda relevantes, representando 26,4% do total.