João Sousa. O último português a cair por terra batida

João Sousa. O último português a cair por terra batida


Nicolas Almagro está a transformar-se no carrasco dos portugueses este ano: primeiro foi Frederico Silva, agora foi o número 34.º do ranking ATP


Parece que este ano o quadro masculino de singulares do Millenium EstorilOpen não quer nada com os tenistas portugueses.PedroSousa (368.º), FredericoSilva (249.o), e agora João Sousa (34.o), quarto cabeça de série que ficou isento da primeira ronda, estão já todos fora de competição. O feito de FredericoGil (532.o) – o único tenista que conseguiu chegar a uma final deste evento em 2010 – não vai, portanto, ser repetido esta temporada.

Ontem foi a vez do melhor tenista português entrar em campo, para defrontar, pela primeira vez na carreira, Nicolas Almagro (71.o), um homem habituado a finais (22) e que já chegou ao top10 em 2011, quando andava no nono lugar do ranking ATP.O público estava pronto para apoiar o maior símbolo lusitano da modalidade, e até ganhou esperança assim que Sousa venceu o primeiro set por 6-4, mas o espanhol acabou por impor o seu jogo, em dois sets sem hipóteses: 6-1 e 6-2. Jogar em casa não tem sido uma inspiração para o português que o ano passado caiu na primeira ronda do torneio.

Mesmo depois da demonstração de desportivismo de Almagro assim que o vimaranense caiu no chão depois de se ter magoado a meio do encontro, a experiência dos seus 30 anos não deixou qualquer dúvida a quem esteve no court central e segue assim para os quartos de final da prova. O espanhol, que o ano passado perdeu nos quartos de final diante do vencedor Richard Gasguet (10.o), parece estar a apreciar os ares do Estoril este ano, já que se está a transformar numa espécie de carrasco de tenistas do nosso país.Primeiro foi Frederico Silva e agora João Sousa.Ele que não tem tido um ano fácil com algumas derrotas em rondas iniciais como noOpen deBarcelona ou noMasters de Monte Carlo.

Mas até domingo, agora sem jogadores da casa no torneio individual, ainda tem muitas partidas de ténis para ver – basta falar em Nick Kyrgios (20.o),  eBenoit Paire (21.o), segundo e terceiro cabeças de série respectivamente, que venceram anteontem os seus jogos, para perceber do que estamos a falar. Mas se o leitor ainda estiver indeciso fique com mais este resultado:Gilles Simon, o primeiro cabeça de série doEstorilOpen também venceu o seu jogo de ontem frente a Paul-HenriMathieu (60.o) por 3-6, 6-2 e 6-1 e já está nos quartos de final. Chega?

Silva e Kyle Edmund (89.o) perderam ontem por um duplo 6-4 contra TreatHue (25.o) e MaxMirnyi (21.o) – o ranking destes dois atletas é de pares –,  e João Sousa, que voltou novamente aos courts na parte da tarde ao lado de Gastão Elias (94.o), também não tiveram melhor resultado: derrota contra Lukasz Kubot (27.o) e MarcinMatkowski (18.o) por 6-3, 6-3 e 10-7. AdeusPortugal no Estoril.