Em junho todos os caminhos irão dar à zona oriental de Lisboa, especialmente se estivermos a pensar em quem andar de cartaz e balde de cola na mão. Tudo por causa do “Poster”, uma mostra de arte pública organizada pela Departamento, uma agência que desenvolve projetos culturais ligados a marcas, com o apoio da Galeria de Arte Urbana, da Câmara de Lisboa e da Staples.
Por estes dias já o grupo de artistas, designers, fotógrafos, escritores, músicos e arquitetos convidados estará a preparar os seus posters, que serão depois impressos e colados pelas ruas do Beato – na Rua do Açúcar e na Avenida Infante Dom Henrique, que segue ao longo da beira-rio – e que vão poder ser vistos a partir de dia 16 de junho, numa programação que se estende pelos dias seguintes com visitas guiadas, um workshop do artista David Rosado e atividades com as escolas da comunidade, que farão também os seus posters.
Wasted Rita, Craig Atkinson, David Rosado, João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira, Paulo Brighenti, Rui Toscano, André Beato, Lizá Ramanho e Artur Rebelo (R2), Afonso Cruz, José Luís Peixoto, Valter Hugo Mãe, Eduardo Harrington Sena, Paulo Furtado (The Legendary Tigerman) e os ateliers de arquitetura Artéria, Campos Costa Arquitetos e And-Ré são os nomes já confirmados e aos posters deles juntar-se-ão outros cinco, para os quais está aberto um concurso, ao qual qualquer pessoa pode concorrer.
Uma “homenagem a um dos mais poderosos meios de comunicação de sempre”, o poster, qu foi também, recorda Bruno Pereira, diretor do Departamento, “o primeiro meio em que a arte e a publicidade se uniram”, e que não escolheu a zona de Xabregas ao acaso. “É o novo espaço criativo da cidade e tem uma população carente de cultura”, diz Bruno Pereira, que acredita que este projeto ajudará a “aproximar os habitantes locais dos invasores”.