Óscares. Este artigo vale um jantar num restaurante à escolha

Óscares. Este artigo vale um jantar num restaurante à escolha


Isto, claro, se for o feliz contemplado com o maior número de categorias corretas. Nada disso, aposte com os seus amigos que nós não somos de fiar. Os Óscares 2016 acontecem na madrugada de domingo para segunda, com transmissão na SIC. A noite espera-se risonha para “O Renascido”, Leo DiCaprio, Iñárritu e “O Caso Spotlight”.


Melhor Ator

Bryan Cranston (Trumbo), Matt Damon (Perdido em Marte), Leonardo DiCaprio (O Renascido), Michael Fassbender (Steve Jobs) e Eddie Redmayne (A Rapariga Dinamarqesa)

Já tudo se disse sobre a eventual vitória de Leonardo DiCaprio. O mundo quer a vitória do seu querido Leo. O problema é que Eddie Redmayne é o novo menino-prodígio de Hollywood, e as pessoas adoram quando um homem faz de mulher, sobretudo porque usar sutiã não é fácil. Se vai apostar em DiCaprio não puxe muito alto, proponha um refresco num quiosque do Príncipe Real, que é coisa para não lhe ficar cara. Se alguém apostar em Bryan Cranston é porque tomou metanfetaminas, não o deixe escapar.

Melhor Atriz

Cate Blanchett (Carol), Brie Larson (Quarto), Jennifer Lawrence (Joy), Charlotte Rampling (45 anos) e Saoirse Ronan (Brooklyn)

Fazemos o seguinte, caro leitor: se Jennifer Lawrence voltar a vencer este ano, nós pagamos uma rodada de tremoços. Cabe-lhe a si decidir se quer pensar que, desta vez, a Academia vai ser justa e dar o prémio a Brie Larson. Não convém é apostar o seu próprio “Quarto” com alguém, porque Cate Blanchett também está na corrida. Diríamos para apostar um doublecheese burguer em Larson; se alguém quiser puxar um Big Tasty por Blanchett ou Lawrence, pense duas vezes. É que o molho é incrível. 

Melhor Ator Secundário

Christian Bale (A queda de Wall Street), Tom Hardy (O Renascido), Mark Ruffalo (Spotlight), Mark Rylance (Bridge of Spies) e Sylvester Stallone (Creed)

Mais uma categoria a pedir bisturi. Em teoria, Stallone parte como favorito, por isso sugerimos que se agarre a este com unhas e dentes. _E seja ameaçador, proponha um combate de boxe em que o perdedor da aposta só pode combater com um braço. Bale e Ruffalo são outros dois candidatos a ter em conta, por isso cuidado com as tentativas abruptas de lhe quererem sacar o vinil do Variações. _A coleção é que paga. 

Melhor Atriz Secundária

Jennifer Jason Leigh (Os Oito Odiados), Rooney Mara (Carol), Rachel Mcadams (Spotlight), Alicia Vikander (A Rapariga Dinamarquesa) e Kate Winslet (Steve Jobs)

Quando Kate Winslet venceu o Globo de Ouro, o mundo congelou de espanto, espécie de iceberg em que ninguém contava bater. Coisa que provavelmente não se vai repetir, portanto aposte o iPhone 4 de 8GB que o seu pai lhe deu no Natal de 2007 em que não vai ganhar. Rooney Mara pode sair daqui com a estatueta, daí que apostar uma entrada no Lux também pode resultar. Cuidado é com McAdams: o jornalismo é exótico para qualquer pessoa que nunca trabalhou numa redação. 

Melhor Filme

A Queda de Wall Street, Brooklyn, Mad Max: Estrada da Fúria, Perdido em Marte, O Renascido, Quarto, O Caso Spotlight

As fichas todas em “O Renascido”, que é igual a dizer um jantar no Tavares ou uma noite no Sheraton. Ou isso ou uma semana de férias com a sua cara-metade nos Barbados – sem Rihanna, ok? Se “O Caso Spotlight” ganhar, não nos venha cobrar. Não ganhamos 8 mil euros limpos ao mês.

Melhor Realizador

Adam Mckay (A Queda de Wall Street), George Miller (Mad Max: Estrada da Fúria), Alejandro G. Inãrritu (O Renascido), Lenny Abrahamson (Quarto) e Tom McCarthy (O Caso Spotlight)

Iñárritu prepara-se para bisar. Depois de “Birdman”, o realizador mexicano tem sido indicado por todas as casas de apostas como grande favorito para esta categoria. Aposte forte, ou seja, não ir a casa dos sogros nos próximos três fins de semana, coisa muito mais valiosa que um Lamborghini ou um apartamento na Trump Tower. George Miller talvez seja a sua única preocupação, mas ainda assim não o deve fazer recuar na aposta feita. Lenny Abrahamson podia ser outro candidato, mas “Quarto” é demasiado indie para isso. 

Melhor Filme Estrangeiro

Embrace of the Serpent, Mustang, O Filho de Saul, Theeb, A War

Embora a temática refugiados e Estado Islâmico esteja na berra, há outros assuntos que são intemporais: como Auschwitz de “O Filho de Saul”. O filme húngaro pode bem sair vencedor, mas esta é uma categoria sempre difícil de antever. O melhor é apostar um lince-ibérico, se conseguir encontrar algum. 

Melhor Argumento Original

Bridge of Spies, Ex Machina, Inside Out, O Caso Spotlight, Straight Outta Compton

“O Caso Spotlight” está nomeado, portanto pode bem dar-se o caso de ganhar. Mas não dê isto como certo ao ponto de apostar fazer o jantar todos os dias durante os próximos dois meses, sem nunca repetir um prato por semana. “Ex Machina” pode ser uma surpresa… já “Straight Outta Compton” é difícil. É uma história sobre um dos maiores grupos de rap da história, logo não tem hipótese.