Há quem tenha daquelas t-shirts a dizer: “O clube ou eu! Às vezes tenho saudades dela”. Ah, ah, ah. É gira a piada, de facto. Bom, mas será certamente uma graçola que pode acabar em choradeira, mas que serve de exemplo para falar do número de assistências da primeira volta da I e II Segunda Liga, divulgados pela Federação_Portuguesa de Futebol. É o Benfica quem se destaca na liderança das melhores assistências, entre a liga NOS e a Taça da_Liga, com dez jogos em casa: 426.252 adeptos. O_“Inferno” da Luz, mesmo com uma época que não tem sido perfeita para os de Rui Vitória, não deixa de ter o apoio que precisa para tentar o tri. Logo a seguir vem o Porto, que mesmo com a saída de_Lopetegui não deixou de levar pessoas ao Dragão- 356.530 adeptos foram ver o plantel milionário de Pinto da Costa. O líder isolado do campeonato, o Sporting, apesar de ser dos três grandes aquele que apresenta menor assistência (321.238), tem menos um jogo contabilizado e uma taxa média de ocupação superior aos seus dois principais rivais -71,32%. E ultrapassa também o Porto na média de espetadores por jogo, registando 35.693 adeptos, ou seja, mais 40 sportinguistas que portistas.
Mas isto são números e contas que não surpreendem ninguém. Aquilo que é mais surpreendente, e que pode até corar de vergonha alguns clubes do principal escalão de futebol, é o facto de o Famalicão (13 jogos), o 11º classificado da II liga, estar à frente de emblemas da I Divisão com 29.959 adeptos. Atrás ficam Rio Ave (9), o_Nacional (8), o União da Madeira (10), o_Paços de_Ferreira (9), o Belenenses (8), o Moreirense (9)._Uff, está bom? Não. Eeee Estoril-Praia (8). Agora sim, está bem. E os canarinhos podem mesmo tapar os olhos para a próxima estatística – a média de espectadores por jogo é de 1320 pessoas. O pior dos registos da_I Liga._
É um dado que merece reflexão para os presidentes destes clubes da primeira divisão, mais que não seja porque agora para os que defendem a compra dos direitos televisivos das operadoras NOS e MEO, o nosso futebol será muito mais atraente (ou não).
Mas há motivos para sorrir, já que o_Famalicão, por jogo, levou 2305 adeptos, um número que é ultrapassado pelos vila-condenses, os belenenses e pacenses._Nem tudo é mau, como se vê.
O jogo que levou mais gente ao estádio, foi o que teve um resultado que não acontecia há 56 anos na nossa história._O Benfica-Sporting da Liga NOS que ao intervalo já estava 0-3 para os leões – 63.054 adeptos. E o pior de todos, foi à 24ª jornada da II Liga, que colocou frente-a-frente o Sporting Clube da_Covilhã e o_Desportivo das Chaves – 115 pessoas. É muito pouco para um país com tanta tradição. Só ultrapassa o Chaves-Varzim, que teve zero espectadores na Taça da_Liga. Não era caso para menos, é que foi à porta fechada._Mais preocupante é o dado seguinte: só Sporting,_Benfica,_Porto, Braga, Guimarães e Marítimo (em 42 emblemas) ultrapassam os cinco mil adeptos por jogo.
É melhor começar a convidar amigos e a levá-los ao estádio, é que os clubes portugueses estão mesmo a precisar.