LCD Soundsystem. All my friends: we’re back

LCD Soundsystem. All my friends: we’re back


Apesar de continuar a não haver confirmação oficial, tudo indica que a banda de James Murphy está de regresso aos palcos. A outra grande reunião do ano poderá ser a dos Guns N’Roses


No dia 24 de dezembro, a propósito da quadra natalícia, foi dado a conhecer o tema “Christmas Will Break Your Heart”, um tema deprimido q.b. que James Murphy criou há oito anos e finalmente decidiu gravar e oferecer como presente de Natal aos mesmos fãs de quem se despediu, em 2011, com um concerto no Madison Square Garden, em Nova Iorque, aquando do final da banda. “Há oito anos que ando a cantar para mim mesmo esta deprimente canção de Natal. E todos os anos penso em gravá-la, mas só me lembro quando já é tarde demais. Mas este ano o Al Doyle teve um intervalo no tour com os Hot Chip e veio a Nova Iorque. O Pat e a Nancy estavam cá e o Tyler concordou voar de Berlim até Nova Iorque para que pudéssemos gravar este tema”, explicou James Murphy no Facebook da banda.

Depressa os fãs começaram a ficar irrequietos, num mexe e remexe nas cadeiras. Seria esta música um ato isolado ou o prenúncio de que os LCD Soundsystem poderiam estar de regresso? Afinal, o referido tema foi lançado não no nome próprio de James Murphy, mas enquanto da autoria dos LCD Soundsystem.

De resto, os rumores de um eventual regresso da banda já faziam sentir-se há alguns meses, mas foi apenas depois da divulgação deste tema que o “New York Times” se apressou a avançar com a notícia de que não apenas os LCD Soundsystem regressariam, como já teriam concertos agendados, nomeadamente para o festival Coachella, que tem lugar em Abril na Califórnia, EUA.

A verdade é que James Murphy nunca fechou a porta dos LCD Soundsystem e deitou fora as chaves. A banda, de resto, manteve-se sempre junta, quer pela amizade que os une quer por outros projetos, como é o caso da editora DFA Records, label sob a qual já editaram os Hot Chip, The Rapture, The Juan Maclean e Shit Robot, entre outros. Depois de cerca de 15 anos e três muito bem-sucedidos álbuns, o que James Murphy e companhia queriam era fazer uma pausa naquilo que é a vida normal de uma banda destas dimensões: estúdio-concertos-estúdio. O que ninguém imaginou é que o regresso poderia estar para tão breve.

Mas este poderá não ser a única reunião deste ano de 2016, que agora dá os primeiros passos. O “New York Times” assegura que Coachella será ainda palco de um outro reencontro, o dos Guns N’Roses. Mas nem os LCD nem os Guns confirmam estas notícias. Mesmo assim, já vem sendo hábito que Coachella seja o festival que protagoniza as grandes reuniões musicais: em 2004 foram os Pixies; em 2007, os Rage Against The Machine; e em 2014, os Outkast. Resta saber, caso qualquer um destes reencontros se confirme, se passará por Portugal.

raquel.carrilho@ionline.pt