{relacionados}
1
Eusébio, 1970
Benfica-Vitória
15 Março No dia em que o Sporting se sagra campeão, com 2-1 no Restelo, o Jamor assiste ao penálti de Fernando Leite (Porto) a punir falta de Conceição sobre Torres.
2
Pacheco, 1989
Benfica-Leixões
19 Março O espectáculo é degradante, na Luz. As gentes de Matosinhos não se conformam com a grande penalidade assinalada pelo madeirense Teixeira Dória e barafustam até mais não. A PSP tem de intervir e os cães polícia enervam-se. Tanto assim é que um deles morde um bombeiro naquela parte. Tudo isto porque o jogo está empatado 1-1 e Vata lembra-se de cair na área, em voo planado, depois de empurrar Chico e dizer-se vítima de um encosto de Barreto. Frio, Pacheco toma balanço e engana Jesus.
3
Carlos Xavier, 1985
Sporting-Boavista
19 Maio O Boavista de João Alves anda imparável, sem derrotas. Até Alvalade, pelo menos. Lá, o árbitro Miranda Dias (Coimbra) vê falta sobre Eldon. Chamado a bater, Carlos Xavier marca. Acto contínuo, John Toshack é despedido por João Rocha a duas jornadas do fim.
4
Abel Xavier, 1994
Benfica-Farense
6 Novembro É o Benfica da ressaca do título, o dos 6-3 emAlvalade.Sai Toni, entra Artur Jorge. O disco desafina, a música não sai.Com Stanic no lugar de Caniggia (lesionado), o Benfica não dá uma para a caixa até ao intervalo.Zero-zero. Na segunda parte, Tozé anima os algarvios. É preciso uma cambalhota para serenar os ânimos, já de si exaltados pela falta de resultados – e futebol. Isaías empata aos 87’ e é Abel Xavier o herói. Penálti de PauloCosta (Porto). Bola na marca eeeee remate certeiro.
5
McCarthy, 2004
Porto-Rio Ave
5 Janeiro Na ressaca do primeiro dérbi na nova Luz (vitória doSporting por claro 3-1), o Porto de Mourinho precisa de ganhar para manter os cinco pontos de avanço sobre o leão. O Rio Ave é que não está pelos ajustes e dificulta a missão por um, dois, quatro, oito, 16, 32, 64-e-tal minutos. Em cima dos 90’,uma entrada por trás de Bruno Mendes no pé de apoio de Jankauskas não deixa qualquer dúvida a João Vilas Boas (Braga). Quem assume a vitória é o sul-africano Benni McCarthy, com um pontapé colocadíssimo.
6
Matías, 2010
Sporting-Marítimo
22 Agosto Vamos só lançar uns nomes para a mesa: Vukcevic,Djaló,André Santos e Zapater. E então? OSporting de PauloSérgio, que perdera 2-0 com o Bröndby em casa três dias antes, entra mal e só sai bem porque Liedson sofre toque de Tchô. A 11 metros da baliza, Matías derruba a muralha madeirense.
7
Lima, 2013
Benfica-Académica
17 Fevereiro A Luz enche-se para empurrar o Benfica rumo ao título – que seria do Porto, o de Kelvin. A Académica de Pedro Emanuel não joga, nem remata uma única vez à baliza. Pelo contrário, desperdiça tempo.De mais até. Aos cinco minutos os lançamentos laterais já são adiados uns segundos por tacanhez.Aos 90’, JoãoDias faz falta sobre Gaitán e é Lima quem faz de Cardozo (ausente por castigo), com sucesso.
8
William, 2015
Sporting-Belenenses
30 Novembro O nulo teima em manter-se para desespero da esmagadora maioria no José Alvalade. Às tantas, um cruzamento para a área encontra a mão de Tonel, ex-Sporting. Penálti indiscutível. Já sem Adrien em campo, é o capitão William quem desfaz o 0-0. Com categoria.