Atentados em Paris. Nível de alerta máximo em grandes eventos na Bélgica

Atentados em Paris. Nível de alerta máximo em grandes eventos na Bélgica


O nível de alerta na Bélgica passou de dois para três, o nível máximo, em iniciativas que reúnam um grande número de pessoas, entre estes eventos desportivos e manifestações, anunciou hoje o governo belga, na sequência dos atentados de Paris.


“Para os grandes eventos o nível de alerta passa para três, o que significa uma ameaça credível e potencialmente eminente”, afirmou hoje, em declarações à Agência France Presse Frédéric Cauderlier, o porta-voz do primeiro-ministro Charles Michel, depois de uma reunião do Conselho Nacional de Segurança belga.

Os primeiros resultados da investigação aos atentados terroristas de sexta-feira em Paris parecem estabelecer ligações entre os seus autores e a Bélgica.

O grupo extremista autodenominado Estado Islâmico reivindicou no sábado, em comunicado, os atentados de sexta-feira em Paris, que causaram pelo menos 129 mortos, entre os quais dois portugueses, e 352 feridos, 99 em estado grave.

Oito terroristas, sete deles suicidas, que usaram cintos com explosivos para levar a cabo os atentados, morreram, segundo fontes policiais francesas.

Os ataques ocorreram em pelo menos seis locais diferentes da cidade, entre eles uma sala de espetáculos e o Stade de France, onde decorria um jogo de futebol entre as seleções de França e da Alemanha.

A França decretou o estado de emergência e restabeleceu o controlo de fronteiras na sequência daquilo que o Presidente François Hollande classificou como “ataques terroristas sem precedentes no país”.