Quatro maiores bancos lucram 2,2 milhões por dia até Setembro

Quatro maiores bancos lucram 2,2 milhões por dia até Setembro


Os lucros ultrapassam os 603 milhões, só a CGD viu o seu resultado cair quase 93%.


Os  quatro maiores bancos – Caixa Geral de Depósitos (CGD), BPI, BCP e Santander Totta – lucraram até Setembro 603,6 milhões de euros. Dividindo este valor por 273 dias dá um lucro diário de 2,2 milhões de euros.

O BCP foi o que apresentou o maior resultado ao passar de prejuízos para lucros de 264,5 milhões de euros, comparando com o período homologo (perdas de 109,5 milhões de euros). Só no terceiro tremeste, a instituição liderada por Nuno Amado registou um lucro consolidado de 23,8 milhões de euros.

Já no Santander Totta, nos primeiros nove meses do ano, o lucro aumentou 48,7% para 156,7 milhões de euros. O banco liderado por António Vieira Monteiro justifica este resultado pela mudança de estratégia que já começou a dar frutos: maior aposta na concessão de crédito às empresas.

Também o BPI passou de prejuízos para lucros de 151 milhões de euros até Setembro.  No mesmo período do ano passado, a entidade liderada por Fernando Ulrich tinha registado perdas de 114,3 milhões de euros.

Só o banco do Estado viu o seu resultado cair 93% nestes período. A CGD apresentou um resultado consolidado de 3,4 milhões de euros, que compara com o lucro de 55,5 milhões apurado no mesmo período de 2014. Segundo o banco, a queda no lucro deve-se à base que é utilizada para a comparação. O lucro nos primeiros nove meses de 2014 foi superior devido a factores não recorrentes, caso da venda das seguradoras Fidelidade, Cares e Multicare, onde ficou com uma participação reduzida.