Quatro pessoas morreram e outras tantas ficaram feridas na sequência da explosão de uma bomba no conturbado sul da Tailândia, informou hoje a polícia.
A explosão ocorreu ao final do dia de quinta-feira num posto de controlo no distrito de Khok Pho, na província de Pattani, tendo causado a morte de quatro homens budistas com idades entre 43 e 54 anos.
Os quatro feridos continuam hospitalizados, disse Uthai Thipsopa, coronel da polícia local, à agência AFP a partir do local da explosão.
Mais de 6.400 pessoas, na sua maioria civis, morreram no sul da Tailândia desde que o movimento separatista muçulmano voltou a pegar nas armas em 2004.
Os ataques com armas ligeiras, homicídios e atentados com explosivos nas províncias de Yala, Pattani e Narathiwat acontecem a um ritmo quase diário, não obstante o destacamento de um grande dispositivo das forças de segurança, composto por cerca de 40 mil efectivos, e a declaração de estado de excepção desde 2005.
Os rebeldes denunciam a discriminação que sofrem por parte da maioria budista da Tailândia e exigem a criação de um Estado islâmico que integre estas três províncias que configuravam o antigo sultanato de Pattani, anexado pela Tailândia há um século.
Lusa