Os trabalhadores da Autoeuropa já estão a negociar o novo acordo de empresa para vigorar até Setembro de 2016. O responsável da comissão de trabalhadores, António Chora, garante ao i que as negociações “estão a decorrer com normalidade”, apesar de não querer adiantar pormenores em relação às questões que estão em cima da mesa, revelando apenas que as mais delicadas são a garantia de emprego e o aumento salarial.
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O acordo laboral 2014-2015 terminou em Setembro passado e tinha a vigência de um ano. Nesse acordo, a administração comprometia-se a “não fazer nenhum processo de despedimento colectivo até 31 de Dezembro de 2015”.
Recorde-se que a comissão de trabalhadores chegou a acordo há uns anos com a administração para a implementação de “down days” – dias de paragem da fábrica que são pagos na mesma pela empresa – à custa de dois anos sem aumentos salariais (2003 a 2005).
Em relação ao investimento que a fábrica deverá receber de 677 milhões de euros para serem aplicados até 2018, António Chora volta a afirmar que o mesmo é para se manter e recorda que a garantia foi dada por Pires de Lima no início de Outubro, quando ainda tinha o cargo de ministro da Economia. Na altura, o governante revelou que “o presidente da marca assegurou que o investimento de 677 milhões de euros em Portugal segue como previsto, não tendo sido afectado pelo plano de cortes nos investimentos anunciado pela VW”.
Esta garantia foi dada depois de o fabricante alemão ter anunciado a revisão de todos os investimentos previstos e o cancelamento ou adiamento dos que não fossem estritamente necessários, após o escândalo da manipulação das emissões poluentes.
Para António Chora, esse investimento é visível pelas obras que têm sido feitas na fábrica de Palmela para a plataforma MQB.
A comissão de trabalhadores continua a aguardar o anúncio do novo modelo, que começará a ser produzido no segundo semestre de 2017. António Chora mostra-se, no entanto, apreensivo pela demora. “Por norma, as revelações em relação aos novos modelos a serem produzidos são sempre feitas em cima da hora e, como se costuma dizer, hoje já era tarde”, confessa.
Para já, a produção da fábrica de Palmela deste ano apresenta ligeiras subidas em relação aos números verificados em 2014. Os últimos dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal revelam que a Autoeuropa produziu 9673 automóveis em Setembro. Já nos primeiros nove meses do ano foram fabricados 81 340. A fábrica produz a segunda geração de MPV, Sharan, Seat Alhambra e o Scirocco, modelo que foi lançado em 2014, e conta com 3600 trabalhadores nos quadros.