O cantor e compositor irlandês Van Morrison vai lançar no próximo dia 02 de outubro um novo álbum de originais, após cinco anos sem gravar, foi hoje divulgado pela editora EMI Music Espanha.
"Born to Sing: No Plan B", trabalho que terá o selo da Blue Note, editora norte-americana especializada em jazz e blues, será o 35.º álbum da carreira de Morrison.
As dez canções originais que integram o novo álbum revelam um artista que continua em experimentação, segundo explicou Van Morrison no comunicado divulgado pela EMI Music.
Algumas canções "são sobre a crise mundial, outras são mais místicas. (…) Não existe um ABC estabelecido como pauta. Na realidade, não seria interessante se tudo já tivesse predefinido, não existiriam surpresas", sublinhou o músico.
Na primeira música do álbum, o tema 'soul' "Open the Door (To Your Heart)", Van Morrison revela a sua indignação contra o materialismo e a ganância, abordagem que repete no tema "If In Money We Trust", no qual faz uma reflexão sobre o facto de algumas pessoas adorarem o dinheiro como um deus.
Natural de Belfast, Irlanda do Norte, Morrison, de 66 anos, conta com quase 50 anos de carreira. Ao longo dos anos, o músico foi distinguido por diversas ocasiões, nomeadamente com seis Grammys e com a Medalha de Ouro da Academia francesa de Artes, Ciências e Letras.