A Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) criticou hoje a intenção do Governo de retirar a nota de Educação Física do secundário das contas para o acesso ao ensino superior.
Numa tomada de posição conjunta com o Conselho Nacional das Associações Profissionais de Educação Física e da Sociedade Portuguesa de Educação Física, a Confap afirma que "jamais poderia concordar com a ideia de que a área curricular de Educação Física não é importante", antes de mais porque estas entidades estão na Plataforma contra a Obesidade Infantil.
As três "lamentam que o Ministério da Educação insista em tentar resolver um problema de seriação de candidatos ao ensino superior, que deveria ser da responsabilidade das universidades, com prejuízo do currículo dos alunos do ensino secundário".
A Confap argumenta que a tutela decide esta medida "sem aduzir publicamente argumentos pedagógicos e científicos que a sustentem".
A inclusão da Educação Física na área de "expressões e tecnologias" iria por "decisivamente em risco o futuro saudável das nossas crianças e jovens", considera a Confap.