Combustível. Abastecer o carro é mais barato a partir de hoje


As últimas semanas foram marcadas pela descida dos preços dos combustíveis nas bombas portuguesas. Hoje deverá haver uma nova redução da ordem do cêntimo. Será a sexta semana consecutiva de quedas, depois de a gasolina 95 e do gasóleo terem registados os valores mais altos de sempre. A pior alta deste ano foi a 9…


As últimas semanas foram marcadas pela descida dos preços dos combustíveis nas bombas portuguesas. Hoje deverá haver uma nova redução da ordem do cêntimo. Será a sexta semana consecutiva de quedas, depois de a gasolina 95 e do gasóleo terem registados os valores mais altos de sempre.

A pior alta deste ano foi a 9 de abril. Os preços atingiram máximos, com o gasóleo a atingir os 1,530 euros por litro e o litro da gasolina a situar-se nos 1,784 euros. No último caso, mais 26,5 cêntimos do que no início do ano.

Este pico antecedeu as descidas que se têm vindo a verificar desde aí e que se ficaram à diminuição do preço do petróleo. Em meados de Março, o barril de Brent do Mar do Norte, que serve de referência para Portugal, fixou-se nos 126 dólares, menos 20 dólares do que os valores actuais.

Esta situação levou a que nos primeiros três meses do ano, o preço da gasolina tenha disparado 11,8% e o do gasóleo 6%, de acordo com a APETRO.

Ainda em Abril e durante a primeira metade de Maio começaram a haver descidas, com o preço médio da gasolina a situa-se agora nos 1,641 euros por litro e o gasóleo, nos 1,443 euros/litro, segundo dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Contas feitas, nas últimas cinco semanas, os combustíveis baixaram 9% . O litro da gasolina decresceu 9,1% enquanto o preço do gasóleo registou uma quebra de 9,4%.