Um novo estudo da IBM sobre o mercado dos Media e Entretenimento revela que a utilização em massa de dispositivos móveis está a dar origem a quatro “personalidades digitais” distintas.
Segundo a análise feita a 3800 consumidores em seis países – China, França, Alemanha, Japão, Reino Unido e Estados Unidos –, representantes mundiais de empresas de transmissão e publicação de conteúdos, assim como a agências de comunicação, para avaliar os comportamentos de consumo digitais, concluiu-se que a maioria dos utilizadores se enquadram numa das seguintes personalidades: Efficiency Experts, Content Kings, Social Butterflies ou Connected Maestros.
De acordo com o estudo “Além do digital”, os Efficiency Experts enviam e-mails em vez de cartas, usam o Facebook para comunicar uns com os outros, acedem à internet através do telemóvel e costumam fazer compras online.
Já os Content Kings são geralmente do sexo masculino, têm por hábito aceder a jogos online, fazer downloads de filmes e de músicas e assistem a televisão online. De acordo com a amostra, os Content Kings representam 9% dos consumidores inquiridos.
Os Social Butterflies, colocam ênfase na interacção social , requerem uma ligação imediata aos amigos, independentemente da hora e do lugar. Segundo a análise, 15% dos utilizadores relataram que mantêm e actualizam frequentemente os seus perfis nas redes sociais, adicionam tags e descrições em fotos e vêem vídeos de outros utilizadores.
A quarta e última personalidade é a Connected Maestros. De acordo com o estudo, 35% dos consumidores têm tendência para o consumo de conteúdos dos media através de dispositivos móveis e aplicações para smartphones de forma a aceder a jogos, música e vídeos ou para verificar notícias e a meteorologia.
Segundo o estudo e, ao contrário do que se pensa, a maioria dos consumidores não são jovens. Por exemplo, 65% dos inquiridos têm entre os 55 e os 64 anos, navegam na internet e trocaram SMS com os amigos enquanto vêem televisão. Entre os utilizadores com mais de 65 anos, 49% navega na web e 30% trocam SMS. Por outro lado, 82% dos consumidores entrevistados tem entre 18 e os 64 anos e usam dispositivos digitais com ligação à internet. Para além disso, os consumidores, tanto na China como nos EUA, afastam-se cada vez mais das formas tradicionais de media (TV, radio, imprensa), sendo que mais de 50% admite usar as fontes online para se informar das últimas notícias.