Lisboa, 01 dez (Lusa) — O presidente do Banco Central Europeu afirmou hoje perante os deputados do Parlamento Europeu que a compra de dívida pública pela instituição só pode ser limitada e defendeu um redesenhar das regras e dos compromissos orçamentais dos países do euro.
“Mercados de dívida soberana disfuncionais em vários países da área do euro obstruem a política monetária porque a forma como esta é transmitida para a economia real depende das condições dos mercados de dívida de vários países. Um mecanismo de transmissão desequilibrado da política monetária tem um impacto negativo na disponibilidade e no preço do crédito para empresas e famílias. Esta é uma razão muito importante para as medidas não convencionais do BCE. Mas claro, este tipo de intervenções só pode ser limitado”, disse Mario Draghi.
De acordo com o discurso escrito, disponibilizado na página na Internet do Banco Central Europeu, Draghi afirmou perante os parlamentares que a solução passa sempre pelos Governos conseguirem recuperar, individualmente e de forma coletiva, a credibilidade junto dos mercados, defendendo, ao longo da intervenção, a necessidade de um novo “compacto orçamental”.