Bélgica: PM em exercício quer orçamento de Estado até segunda-feira


Bruxelas, 25 nov (Lusa) — O primeiro-ministro belga em exercício, Yves Leterme, emitiu hoje um apelo aos seis partidos que negoceiam a formação de um novo governo para chegarem a acordo até segu


Bruxelas, 25 nov (Lusa) — O primeiro-ministro belga em exercício, Yves Leterme, emitiu hoje um apelo aos seis partidos que negoceiam a formação de um novo governo para chegarem a acordo até segunda-feira sobre o orçamento de Estado para 2012.


As declarações de Leterme surgiram na sequência da nota de degradação do país. “Emito um apelo para que possamos concluir [o orçamento] esta noite, este fim de semana, em qualquer caso antes da abertura dos mercados na segunda-feira”, declarou à televisão pública RTBF.


“Todos fizeram esforços mas agora é necessária uma resposta clara para evitar o pior. A questão tornou-se incontornável”, acrescentou o primeiro-ministro, responsável pela gestão dos “assuntos correntes” há mais de 5.000 dias, devido a ausência de um acordo para a formação de um executivo em pleno exercício de funções.