Lisboa, 22 out (Lusa) — O presidente da União das Mutualidade Portuguesas (UMP) afirmou que, no contexto económico atual, as associações mutualistas voltam a ter “grande utilidade”, mas para cumprirem a sua missão social algumas terão de “modernizar-se”.
Numa altura em que parecia que “as associações mutualistas tinham deixado de ter razão de ser”, aconteceu “uma retração” da prestação por parte do sector público que dá “grandes oportunidades” ao mutualismo de intervir novamente na sociedade, afirmou, em entrevista à agência Lusa, Alberto Ramalheira, a propósito do 10º Congresso da UMP, que decorre segunda e terça-feira em Lisboa.
“O mutualismo foi confrontado com a evolução da sociedade, em que surgiu o Serviço Nacional de Saúde (SNS), criaram-se as caixas de previdência, a segurança social e os serviços que eram prestados nesta área pelas associações mutualistas deixaram de ter a mesma importância, a mesma necessidade imediata”, contou.