Zombie, de Marco Mendes, é o melhor álbum de BD português

Zombie, de Marco Mendes, é o melhor álbum de BD português


Os prémios nacionais de banda-desenhada foram entregues no sábado no Amadora BD 


“Zombie”, de Marco Mendes (Turbina/Mundo Fantasma), venceu no sábado o Prémio Nacional de Banda Desenhada para Melhor Álbum Português. André Oliveira ganhou o prémio de Melhor Argumento para Álbum Português com “Volta – O Segredo do Vale das Sombras” (Polvo).

“Crumbs”,de vários autores, foi considerado Melhor Álbum de Autor Português em Língua Estrangeira e “Erzsébet” (Chili com Carne) foi distinguido na categoria de Melhor Desenho para Álbum Português.

“Terrea”, de Ricardo Cabral, vingou na categoria de Melhor Fanzine e Bernardo P. Carvalho venceu o prémio nacional de Melhor Ilustração de Livro Infantil com “Daqui Ninguém Passa!” (Planeta Tangerina).

O Troféu de Honra, todos os anos entregue a uma personalidade ligada à área da Banda Desenhada, foi para Pedro Massano, autor de BD que também fez parte do júri.

O júri foi também constituído por Nelson Dona, director do festival Amadora BD, Bruno Caetano, coleccionador de BD e por Luís Salvado e Sara Figueiredo Costa, jornalistas e comissários da exposição do Ano Editorial.

Até 8 de Novembro, tanto os álbuns vencedores como a exposição de Pedro Massano “A Batalha 14 de Agosto de 1385” (Prémio de Melhor Desenho 2014) podem ser vistos no Fórum Luís de Camões, na Amadora, onde anualmente acontece o festival de BD.