Sobe para 160 os mortos no sismo que atingiu Afeganistão e Paquistão

Sobe para 160 os mortos no sismo que atingiu Afeganistão e Paquistão


O exército confirmou ainda que 950 pessoas ficaram feridas.


O forte sismo que hoje sacudiu ao início da tarde a Ásia do sul provocou mais de 160 mortos no Paquistão e no Afeganistão, referiram responsáveis locais à agência noticiosa AFP.

{relacionados}

No Paquistão, pelo menos 135 pessoas foram mortas, segundo um balanço efectuado a partir de números fornecidos pelas autoridades locais e provinciais. A Autoridade paquistanesa de Gestão das catástrofes Naturais referiu-se a 43 vítimas, mas disse que aguardava a confirmação de outras mortes.

O exército confirmou a morte de 123 pessoas e indicou que outras 950 ficaram feridas.

No Afeganistão, o balanço até ao momento indicava 31 mortos, incluindo 12 estudantes numa escola em Takhar, uma província do nordeste.

Segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do sismo, com uma magnitude de 7,5 na escala aberta de Richter, situou-se em Jurm, nas montanhas da província de Badakhshan, no extremo nordeste do Afeganistão, a uma profundidade de 213,5 quilómetros.

O abalo, que ocorreu às 14:09 locais (09:09 em Portugal), durou pelo menos um minuto e foi sentida pelo menos uma réplica pouco depois de magnitude 4,8, segundo o USGS.

Lusa