O Santander, em parceria com o Universia, lançou o Santander NEO’s Challenge, uma competição internacional de talento universitário baseado na resolução de um enigma de um caso demonstrável empiricamente que vai pôr à prova os estudantes universitários de Portugal, Espanha, Estados Unidos, Argentina, Chile, Espanha e México.
À competição podem concorrer os estudantes finalistas de qualquer área, embora se dirija sobretudo a alunos de Ciências Matemáticas, Estatística, Ciências Atuariais, Engenheiros de Telecomunicações ou Informática ou ainda de outros cursos de Ciências e Engenharia, com formação estatístico-matemática e computacional.
A competição consiste na resolução de um problema resultante de dados reais, com uma forte orientação para a avaliação da satisfação dos clientes. O objectivo é estabelecer uma relação com os estudantes que pretendem desenvolver as suas competências em tecnologias de informação, aplicando os conhecimentos académicos em casos reais do negócio bancário.As equipas serão formadas por três elementos, sendo que cada país terá no mínimo quatro universidades participantes.
O NEO’s Challenge realiza-se em duas fases. A primeira, online, decorre entre Novembro e Fevereiro de 2016 em cada país, sendo apurado o vencedor de cada um dos estados participantes. As equipas seleccionadas irão encontrar-se depois na grande final, em Março de 2016, em Madrid, onde irão defender, perante um júri de especialistas, o resultado alcançado e os métodos utilizados.
A equipa vencedora frequentará um curso de empreendedorismo na Babson College, nos Estados Unidos, a realizar no próximo Verão. Desenvolvido em colaboração com a Divisão Global Santander Universidades, este é um programa de formação intensivo de duas semanas, onde serão abordados temas relacionados com o empreendedorismo, a inovação e a criação de valor.