Marisa Matias é candidata à Presidência da República, apoiada pelo Bloco de Esquerda, anunciou Catarina Martins no final da reunião da Mesa Nacional deste domingo, em que foi discutido também o resultado das legislativas de 4 de Outubro. O nome da eurodeputada foi aprovado por unanimidade.
A porta-voz do Bloco explicou que o Bloco de Esquerda decidiu avançar para a apresentação de uma candidatura própria por não ter aparecido ainda à esquerda “nenhuma candidatura suficientemente mobilizadora, que pusesse em causa uma eventual vitória à primeira volta da candidatura da direita”.
"É porque é preciso acordar o país para a necessidade do debate dos temas concretos que vão estar em cima da mesa do Presidente da República e porque achamos que é uma irresponsabilidade estender uma passadeira vermelha a um comentador televisivo com posições retrógradas e de direita que o Bloco de Esquerda se apresenta com uma candidatura própria", sublinhou Catarina Martins.
“Não achamos que uma candidatura seja para debater abstracções ou marcações de caminho num partido ou noutro”, sublinhou Catarina Martins, que considera que “o país tem estado adormecido para os assuntos que realmente importam”, como “a captura da decisão por entidades internacionais ou acordos internacionais não sufragados e sem legitimidade democrática, a corrupção ou temas internacionais de renovada importância como os direitos humanos”.