Observatório alerta para os “intensos” novos ataques russos na Síria

Observatório alerta para os “intensos” novos ataques russos na Síria


“Pela primeira vez, os ataques foram acompanhados de combate no terreno entre as forças do regime e os rebeldes”.


Aviões de guerra russos voltaram a fazer “intensos” ataques a duas províncias sírias, disse hoje o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

Aviões “que se acredita serem russos” atingiram pelo menos quatro localizações na província central de Hama e três localizações na província de Idlib, no noroeste do país, de acordo com o Observatório.

A organização não tinha ainda dados relativos a vítimas do ataque, que aconteceu durante a noite e de madrugada, e que classificou como “mais intenso do que o habitual”.

“Pela primeira vez, os ataques foram acompanhados de combate no terreno entre as forças do regime e os rebeldes”, disse o director do Observatório, Rami Abdel Rahman.

As duas províncias já tinham sido fortemente atingidas por ataques russos na semana passada, com Moscovo a afirmar que o alvo era o grupo estado islâmico.

Os rebeldes sírios e os seus apoiantes acusam a Rússia de atingir várias forças da oposição, incluindo grupos moderados, e não apenas o autoproclamado estado islâmico.

Na terça-feira à noite, o Ministério da Defesa russo disse que levou a cabo ataques aéreos a 12 alvos do estado islâmico durante o dia, incluindo em torno da cidade de Deir Ezzor e nas províncias de Damasco, Idlib e Latakia.

Lusa