PSD e CDS vão assinar esta quarta-feira, às 11 horas, o acordo de governo para dar início ao processo de formação do novo Executivo até à tomada de posse que será marcada por Cavaco Silva. O documento substitui o acordo eleitoral assinado entre sociais-democratas e centristas e será válido para uma legislatura (quatro anos).
O acordo entre os dois partidos foi negociado por Matos Correia, vice-presidente do PSD, e por Mota Soares, vice-presidente do CDS. O documento será ratificado pelo conselho nacional dos respectivos partidos ainda esta terça-feira e será rubricado quarta-feira de manhã por Passos Coelho e por Paulo Portas.
Passos Coelho foi hoje recebido por Cavaco Silva. O Presidente da República terá convidado o líder do maior partido da oposição a formar governo. Cavaco terá ainda insistido na necessidade de PSD/CDS procurarem firmar compromissos com o PS, para que o futuro Executivo consiga um apoio maioritário (pontual) no Parlamento, incluindo do PS.