Oitocentas empresas expõem de quarta-feira a domingo “o que de melhor se faz em Portugal” nas áreas do imobiliário, decoração e ‘design’ na FIL, em Lisboa, onde decorrerão o Salão Imobiliário de Portugal, Festival Vintage, Intercasa e Lisboa Design Show.
Segundo adiantou fonte da organização à agência Lusa, este será o segundo ano em que os quatro eventos decorrem em simultâneo, mas o crescimento registado obrigou a que, pela primeira vez nesta edição, cada feira ocupasse um pavilhão próprio, sendo esperados 45 a 50 mil visitantes, contra os 42 mil do ano passado.
Dirigido ao público e a profissionais, o SIL – Salão Imobiliário de Portugal contará com 250 expositores e apresentará “mais de 200 mil imóveis e grandes oportunidades de negócio”, arrancando com um ‘open day’ logo na quarta-feira, em que, “para abrir o apetite”, a entrada é gratuita.
Conforme adiantou à Lusa Sandra Fragoso, da FIL, a oferta disponível no SIL irá desde o imobiliário de turismo e lazer aos mediadores imobiliários, promotores imobiliários e urbanizadores, banca, seguros e fundos imobiliários, cidades, municípios e agências promotoras regionais, empresas de construção e obras públicas, reabilitação urbana e construção sustentável, serviços, gabinetes de arquitectura, estudos e projectos, gestão e administração de condomínios e outros operadores do sector imobiliário.
O salão apresentará ainda uma bolsa de arrendamento, com uma oferta concertada de imóveis que vão desde os T0 a T8, até apartamentos e vivendas, escritórios, lojas e armazéns em todo o país.
Além do SIL, estará patente até domingo na FIL mais uma edição da Intercasa – Feira Internacional de Decoração de Interiores e Exteriores, que em mais de 10 mil metros quadrados de área de exposição promete reunir “as mais recentes tendências” de decoração para interiores e exteriores e promoções e descontos até 50% entre as marcas e empresas presentes.
Integrado na Intercasa decorre ainda o LXD – Lisboa Design Show, um espaço dedicado ao ‘design’ no qual estarão representados mais de 400 ‘designers’ e marcas nacionais e internacionais em áreas de exposição, conferências com oradores internacionais e desfiles de moda, este ano sob o mote “Create Local Think Global’’.
De acordo com a organização, inserido no LXD e na Intercasa estará também o “Espaço Tendências”, no âmbito do qual serão apresentadas propostas de decoração e ‘design’ de interiores para a nova estação com as peças dos expositores presentes e assinatura de quatro gabinetes de designers de interiores: Tiago Rodrigues, Arqama – Ana Mafalda Almeida e Solange Sousa, "Às duas por três" de Inês Cesteiro e Sónia Rodrigues e Carla Gago.
Também de quarta-feira a domingo, a FIL acolhe aquela que será a terceira edição do Festival Vintage, no qual marcarão presença cerca de uma centena de expositores desde a música à moda, gastronomia, automóveis e motas, aproveitando o cada vez mais “na moda” segmento ‘vintage’.
“É um evento que tem vindo a crescer muito, duplicando o número de expositores de ano para ano e ainda com uma grande margem de crescimento”, disse à Lusa o director de feiras da FIL, Jorge Oliveira.
Aproveitando a realização das quatro feiras, a FIL promove em paralelo a designada “Festa da Família”, um “espaço lúdico e de animação totalmente dedicado às famílias” que contará com a participação de especialistas e figuras públicas numa abordagem de temas ligados à vida das famílias.
“Gastronomia, arquitectura, literatura, humor, exercício físico, saúde mental e física, nutrição, Feng Shui, decoração, sustentabilidade ambiental e segurança infantil serão algumas das temáticas abordadas”, adiantou a FIL.
Lusa