“Paulo Portas está sempre disponível”

“Paulo Portas está sempre disponível”


Na arruada de Moscavide, os cenários de alianças pós eleitorais voltaram a ser tema de conversa com Jerónimo de Sousa. E o líder comunista deixou o remoque ao CDS e o sorriso ao Bloco de Esquerda. 


Jerónimo percorreu esta manhã as ruas de Moscavide numa arruada, acompanhado do presidente da autarquia de Loures, Bernardino Soares e de um grupo considerável de apoiantes locais. A simpatia ia abrindo portas aqui e ali. Até que foi confrontado com a pergunta, recorrente aliás, dos vários cenários pós eleitorais já que maiorias absolutas estão, também na opinião do líder do PCP, fora das conjecturas mais favoráveis quer à direita quer à esquerda (leia-se aqui PS apenas). Pois Jerónimo recusou abrir o discurso mais do que tem feito: “estamos disponíveis, se…”, mas sobre a possibilidade de vir a ser o CDS a sustentar um governo PS, seja num “plano B,C,D ou E” como fez questão de ironizar, Jerónimo disse: “Tenho de reconhecer que Paulo Portas gosta muito de poder e o CDS está sempre disponível. Desde que seja para permanecer no poder o CDS está sempre pronto para tudo”.

O líder comunista foi ainda confrontado com sondagens que dão, e a expressão foi do jornalista, o Bloco de Esquerda a “morder os calcanhares à CDU”. Aí, Jerónimo sorriu e respondeu; “Sabe isto é a vantagem de andar aqui há muito tempo. O que posso dizer é que estamos muito tranquilos porque a CDU está a crescer e a crescer bem. Quanto ao Bloco, anda na sua própria pista e não é nosso adversário.”