Os portugueses estão afastados do vinho do Porto?
É um vinho destinado à exportação, exporta cerca de 85% da sua comercialização. A tradição em Portugal é que seja um vinho para oferecer ou para beber apenas em ocasiões especiais. Os portugueses conhecem mal o vinho do Porto e esta forma de estar não se muda de um dia para o outro, são coisas geracionais.
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O que se pode fazer para mudar essa realidade?
Ensinar, ensinar, ensinar – isto porque acredito que o gosto se educa, mas não se impõe. Queremos passar a ideia de que o vinho do Porto não é uma bebida com a qual tenha de se fazer cerimónia, é uma bebida de todas as horas.
Entre as gerações mais novas, é uma bebida que tem sido ultrapassada por outras?
ão foi ultrapassada porque nunca penetrou. Têm de ser encontradas novas formas de consumo para chegar às novas gerações.
O turismo tem sido um contributo para o aumento das vendas em Portugal?
laro que sim. O mercado nacional tem crescido devido a um interesse dos portugueses pela bebida, mas principalmente devido ao turismo.
O vinho do Porto já é considerado um produto de luxo?
Mais de 40% da comercialização é de categorias especiais, posicionando-as no mercado de luxo. Têm sido lançadas gamas especiais vendidas com cuidado, em circuitos próprios e que estão a fazer o posicionamento do vinho do Porto neste segmento de luxo.