Francisco Varatojo
Director do Instituto Macrobiótico de Portugal
não é essencial
O leite não é essencial à vida. O mesmo se pode dizer das chamadas alternativas – bebidas de soja, amêndoa, coco e etc. Há uma ideia de que precisamos de ingerir todos os dias, e isso não é verdade.
condição humana
Somos mamíferos e, como tal, a regra é nascer, ser amamentado, ser desmamado e seguir com a vida. Não há razão para sermos diferentes.
marketing
O consumo de leite era algo restrito a pastores e habitantes da montanha. Aliás, continentes como África e Ásia praticamente não consumiam leite. A associação de lacticínios norte-americana queria vender mais e lançou uma campanha de marketing a dizer que é preciso beber leite para ter ossos fortes.
osteoporose
O leite não só não previne a osteoporose como até pode ser uma das causas para o seu aparecimento. Precisamos de cálcio para neutralizar a acidez da proteína animal e, por isso, sempre que consumimos leite, estamos a desmineralizar.
Provoca cancro
Os norte-americanos retiraram o leite da pirâmide alimentar depois de estudos de Harvard ligarem o seu consumo ao aumento de casos de cancro da próstata e dos ovários.
Causa alergias
O leite cria mucosidades e o organismo tenta expelir esses mucos através dos sintomas das alergias respiratórias, sinusites e rinites.
Carlos Neves
Presidente da Associação dos Produtores de Leite de Portugal
Preço baixo
O leite de vaca é muito mais acessível do que o leite de soja ou as bebidas de amêndoa, coco e aveia.
alimento nutritivo
É um alimento completo. Já Hipócrates dizia que o leite é um alimento muito próximo da perfeição.
fonte de cálcio
Os altos valores de cálcio fazem com que seja um alimento recomendado pela Organização Mundial da Saúde e pela Ordem dos Nutricionistas.
condição humana
Somos a única espécie que bebe leite, é verdade. Mas somos também a única que cozinha, lê jornais, usa a internet, espalha boatos, inventa conspirações… Ao longo da história, a espécie humana foi experimentando os vários alimentos e aprendeu a distinguir os bons, neste caso, um alimento produzido pela mãe para o filho.
Alternativas
Ser intolerante já não tem de ser um impedimento. Existe leite, iogurtes e queijo sem lactose à venda em todos os supermercados.
evita doenças
Estudos provam que o risco de sofrer de uma doença cardiovascular é 17% menor nos indivíduos que consomem leite e produtos lácteos.
Não engorda
Estudos clínicos demonstraram que o consumo de leite e seus derivados em dietas hipocalóricas reduz o peso em 10% mais que as mesmas dietas sem produtos lácteos.