Rep. Checa garante vaga no Euro-2016

Rep. Checa garante vaga no Euro-2016


Vitória na Letónia por 2-1 foi suficiente para fazer a festa. País de Gales adia festa após nulo com Israel


Os olhares do grupo A estão mais virados para o Islândia-Cazaquistão das 19h45 mas a República Checa antecipou-se na festa com um triunfo por 2-1 na Letónia.

Dois golos na primeira parte (Limbersky aos 13' e Vladimir Darida aos 25') começaram a festa dos checos mas quando Zjuzins reduziu na segunda parte, chegou a haver o receio de que não seria suficiente. O que é certo é que os três pontos conquistados são mais do que suficientes para que a selecção garanta a sexta fase final de um Europeu consecutiva.

A República Checa lidera o grupo A com 19 pontos, mais um do que a Islândia que tem menos uma partida disputada, mais sete do que a Turquia e nove do que a Holanda. A Laranja Mecânica é mesmo a grande desilusão do grupo, tendo voltado a perder – quarta derrota do apuramento -, desta feita na Turquia e por 3-0.

Com este resultado, os holandeses têm agora o apuramento em risco. Os dois primeiros lugares estão fora de alcance e a guerra da Holanda será com a Turquia. No confronto directo têm desvantagem, pelo que terão de recuperar três pontos nas duas jornadas que faltam: a Holanda joga no Cazaquistão a 10 de Outubro e recebe a Rep. Checa três dias depois, enquanto os turcos jogam na Rep. Checa e recebem a Islândia. Quatro pontos serão suficientes para os turcos assegurarem o lugar no play-off.

No grupo B, a festa do País de Gales foi adiada. A selecção de Gareth Bale precisava de vencer Israel mas não saiu de um nulo. Com cinco pontos de vantagem sobre a selecção israelita, terceira classificada, os galeses estão agora obrigados a fazer um ponto nas duas jornadas que ainda têm pela frente. Primeiro, a 10 de Outubro, jogam na Bósnia, depois, a 13 de Outubro, recebem a selecção de Andorra. Tudo aponta para que seja apenas uma questão de tempo.

Este cenário poderá nem ser colocado se Chipre der uma ajuda e não perder com a Bélgica esta noite. Apesar de não fechar a luta pelo primeiro lugar, Gales consegue ficar com o apuramento fechado, porque a existência de um Bélgica-Israel garante que os dois adversários não consigam ambos seis pontos.