Purito Rodríguez venceu a 15.ª etapa da Volta a Espanha em bicicleta e colocou-se numa situação em que a camisola vermelha está a apenas um segundo de diferença. Atacando nos últimos dois quilómetros, o espanhol da Katusha de 36 anos foi atrás da liderança, mas Fabio Aru respondeu e fez os possíveis para segurar o primeiro lugar.
Os últimos 600 metros fizeram a diferença. Purito não acalmou e Aru acabou por quebrar, perdendo 15 segundos e chegando no quinto lugar, atrás de Quintana, Daniel Moreno, Rafal Majka e, claro, Purito Rodríguez.
Tom Dumoulin foi dos primeiros a ceder entre os favoritos, chegou em 12.º a 51 segundos do vencedor e caiu para o quarto lugar da geral, com Majka em terceiro a 1'24'', com um segundo de vantagem sobre o antigo camisola vermelha.
A Movistar voltou a ter um dia de desilusão. Quintana acabou por melhorar nos últimos metros, mas Valverde perdeu mais tempo. Na geral, o espanhol é oitavo a 2'25'' e o colombiano surge no nono lugar a três minutos exactos.
André Cardoso é o melhor português da classificação geral e ocupa a 17.ª posição, a 13'03''.
A etapa desta segunda-feira poderá ajudar a criar maiores diferenças, com uma contagem de categoria especial e outra de primeira categoria nos últimos quilómetros.