Intitulada “A ONU em imagens – 70 anos de História”, esta mostra é coorganizada pela ONU e a Fundação Gabarron, apresenta uma viagem pelo arquivo iconográfico das Nações Unidas, e será inaugurada na sexta-feira, às 19:00, no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional.
As fotografias foram captadas por fotógrafos como João Isaque, Peter Magubane e Eskinder Debebe, os cartazes para campanhas da ONU foram concebidos por criativos da divisão de design gráfico e divulgação da organização, como Milton Glaser, Jan Arnessen, Maxim Zhukov, Rocco Callari, Allan Markman, Martin Samaan, Ziad Al-Kadri e Mackenxie Crone.
Também foram incluídos cartazes criados por artistas de renome como Marc Chagall, Joan Miró, Victor Vasarely, Robert Rauschenberg, Jean Micheal Folon, Hans Erni, Keith Haring, Oswaldo Guayasamín e Cristobal Gabarron.
O conjunto foi selecionado com base nas sugestões e contributos de intelectuais, artistas, jornalistas, historiadores e funcionários da ONU.
O objectivo dos curadores Chaim Litewski, Antonio Silva, Mark Garten e Ziad Al-Kadri é mostrar, reflectir e comentar o percurso da ONU num mundo que mudou muito ao longo de 70 anos e destacar alguns dos aspetos mais importantes das suas atividades: direitos humanos, desenvolvimento, assistência humanitária, paz e segurança.
Depois de inaugurada em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a exposição passou por Haia (Holanda), Verdun (França) e passa em Lisboa a quarta etapa de uma digressão que continuará por vários centros de arte e galerias do mundo.
“A ONU em imagens – 70 anos de História” estará aberta ao público até 27 de setembro, com entrada gratuita, todos os dias, exceto às segundas-feiras, no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional.
Em Portugal, a exposição resulta de uma parceria entre a secção de Portugal do Centro de Informação Regional das Nações Unidas para a Europa Ocidental e a Câmara Municipal de Lisboa.
Lusa