A expressão "três pontos para o País de Gales" no futebol é tudo menos positiva. Foi repescada no rugby mas quando é proferida no desporto-rei está associada a um remate que sai tão por cima que só valeria alguma coisa se fosse com a bola oval.
Agora, o paradigma mudou. Depois de décadas a ouvirem a piada, os galeses aproveitaram três pontos para fazer histórica no ranking da FIFA. Pela primeira vez desde que há tabela, o País de Gales está á frente da Inglaterra: nono contra décimo. E, ironia das ironias, a diferença que os separa é de… isso mesmo, três pontos.
O País de Gales de Gareth Bale continua assim a atingir metas importantes depois de em Junho ter atingido o top-10 pela primeira vez desde a criação do ranking em 1993.
A selecção galesa está a caminho de conseguir a primeira qualificação para uma fase final desde o Mundial-1958. No apuramento para o Euro-2016, o País de Gales lidera o grupo B com 14 pontos em seis jogos. A Bélgica é segunda com onze, seguida de Israel e Chipre (9).