O Estado arrecadou 56,2 milhões de euros em multas do código da estrada entre Janeiro e Julho deste ano, mais 85,7% que o valor registado no mesmo período do ano passado, revela a síntese de execução orçamental divulgada esta terça-feira pela direcção-geral do Orçamento. Nos primeiros sete meses de 2014, o Estado tinha encaixado 36,1 milhões de euros com estas multas.
O aumento expressivo das receitas do Estado com estas multas ao longo deste ano, permitiu ainda ao governo já ter assegurado 85% do encaixe total previsto para 2015 com estas penalizações. No OE2015, o executivo inscreveu uma estimativa de receita de 65,5 milhões de euros com as multas aos automobilistas.
Dividindo a receita prevista pelos 12 meses do ano, o executivo antecipava chegar a Julho com receitas de 38 milhões de euros vindas das multas do código da estrada, tendo antes conseguido os tais 56,2 milhões. A manter-se este ritmo de cobrança de penalizações, as contas do Estado de 2015 com estas penalizações poderão ficar perto dos 100 milhões de euros.