O alinhamento para a final dos 400 metros prometia mas poucos poderiam adivinhar o coelho que o sul-africano Wayde Van Niekerk ia tirar da cartola. Perante uma concorrência forte, o atleta de 23 anos pulverizou os tempos desta temporada e cruzou a meta com uma marca de 43,48 segundos – a quarta melhor da história.
LaShawn Merritt, campeão mundial em título e que já venceram a prova naquela pista nos Jogos Olímpicos de Pequim, conseguiu superar o seu melhor nível mas não conseguiu impedir que o ouro voasse para a África do Sul: conformou-se com a prata (43,65 segundos). A medalha de bronze foi para Kirani James, outro dos grandes favoritos, que registou um tempo de 43,78 segundos, que representa a melhor marca pessoal da temporada.
A corrida foi mesmo marcada por vários atletas a quebrarem os seus melhores registos e o quarto lugar, de Luguelín Santos, também representou um novo recorde nacional da República Dominicana.
Com 43,48 segundos, Van Niekerk só não conseguiu superar os registos de três atletas na história: o recorde mundial de Michael Johnson em Sevilha-1999 (43,18), o tempo de Butch Reynolds em Zurique-1988 (43,29) e o de Jermey Wariner em Osaka-2007 (43,45).