A Associação para a Promoção da Gastronomia e Vinhos, produtos regionais e biodiversidade (AGAVI) vai promover, entre outras iniciativas, um encontro de culturas em Ceuta que assinala os 600 anos da chegada dos portugueses àquele território.
No programa, além de uma convenção internacional está previsto o “Jantar de Pátrias” com doze pratos, confecionados por chefes de Portugal, do Brasil e de Espanha.
Os organizadores, convidados e chefes saem do Porto na próxima quinta-feira e jantam, já em Ceuta, no restaurante Oásis. No dia seguinte, o jantar – Jantar de Pátrias & Salazones Fest – está marcado para a Praça de Santiago, junto à muralha portuguesa em Ceuta, com os chefes portugueses Hélio Loureiro e Marco Gomes, o brasileiro André Portas e os chefes locais, Mário Silva e Daniel Zamundio. Os Salazones de Ceuta, uma técnica milenar de salgar e secar o peixe, vão ser as estrelas das propostas dos cozinheirosde Ceuta.
A ideia é prepararem um menu exclusivo que coloque em relevo o melhor da gastronomia dos três países. No total serão 12 pratos, harmonizados com vinhos portugueses e espanhóis. Além da gastronomia, o evento conta com a participação do grupo de fados português Alma de Coimbra e de um grupo de flamenco.
A Mesa Ceuta é uma iniciativa da AGAVI que a até 2016 pretende levar a gastronomia, o turismo e os negócios de Portugal a diversos pontos do mundo português. Depois de Ceuta, estão previstas iniciativas no género em Lisboa, em Novembro, Luanda em Janeiro de 2016 e Macau em Março.