Washington vai afundar-se 15 centímetros até 2100

Washington vai afundar-se 15 centímetros até 2100


A baía onde se encontra a cidade afunda rapidamente devido ao derretimento de gelo.


A cidade de Washington está, literalmente, a afundar-se. Uma pesquisa recente feita por investigadores da Universidade de Vermont conclui que o centro da política dos Estados Unidos pode afundar-se pelo menos 15 centímetros até 2100.

A teoria não é nova, mas as recentes investigações confirmam a teoria de que toda a região da Baía de Chesapeake, na costa leste norte-americana, afunda rapidamente devido ao derretimento de gigantescas camadas pré-históricas de gelo no norte do país.

Nos últimos 60 anos, o nível do mar da Baía de Chesapeake tem aumentando a um ritmo duas vezes maior que a taxa média global. Esta era já uma informação conhecida entre a comunidade científica, mas a recente pesquisa confirma que este processo de afundamento é fruto de uma processo geológico de longo prazo, que nada tem a ver com a interferência humana ou climática.

Para o estudo, a equipa perfurou até quase cem pés de profundidade da costa de Chesapeake. Foram estudadas as camadas de sedimentos com a mais alta tecnologia para descobrir a idade de cada camada. Com estes dados, os investigadores criaram uma imagem 3D detalhada dos vários períodos glaciares e que mostra que a região está no início de um período de aluimento de terra que vai durar milénios. “É hora de nos prepararmos. Quinze centímetros extra de água fazem realmente diferença”, esclarece Bem DeJong, o líder da investigação.