Vitória. Um nome enganador

Vitória. Um nome enganador


É a quarta vez que sofre quatro golos em Guimarães na Europa: Barça, Lazio, Atlético e, agora, Altach


Que noite desastrosa no D. Afonso Henriques. A precisar de uma vitória para acompanhar o Belenenses no sorteio de hoje do play-off da Liga Europa, depois do 2-1 na Áustria, há uma semana, o Vitória dá um valente trambolhão e encaixa 4-1 do Altach.

Quem? A-l-t-a-c-h. O terceiro classificado da liga austríaca 2014-15 aproveita a debilidade vimaranense e cozinha um resultado histórico em Guimarães. Ou não? Sim, é histórico. Sobretudo para o Altach. Promovido à 1.ª divisão em 2014, alcança a Europa à primeira tentativa. Na estreia europeia, 6-2 nas duas mãos. É obra. E não, não é histórico para o Vitória. Afinal, trata-se da equipa portuguesa mais vezes mal tratada em casa.

A história começa em Outubro de 1995, aquando da visita do Barcelona de Figo. Acaba 4-0, golos de Kodro, Óscar, Celades e Sergi. Em Setembro de 1997, a Lazio faz o mesmo. Cortesia de Casiraghi, Fuser, Nedved, Nesta. Como não há bela sem senão, o Atlético Madrid faz uma espécie de hat-trick em Agosto de 2011, através de Gabi, Adrián-2 e Salvio.

Curiosidade: quem é a primeira equipa portuguesa a apanhar quatro em casa? A Académica de Juca, em Setembro de 1971 (vs. Wolverhampton, 4-1). E a última? O Paços de Costinha, em Agosto de 2013 (vs. Zenit, 4-1). E os três grandes? Só o Benfica de Sven-Goran Eriksson entra neste ranking, em Março de 1984, culpa do Liverpool (4-1).