A Associação de Defesa do Consumidor (DECO) encerrou a campanha Poupe no Cabaz sem chegar a acordo com nenhuma cadeia de supermercados.
De acordo com a entidade, as propostas apresentadas não reuniram os requisitos definidos e que passavam por um desconto permanente em 35 categorias de produtos essenciais e liberdade de escolha das marcas.
"Com esta acção, a DECO pretendia marcar de forma diferenciadora o panorama habitual das campanhas promocionais dos supermercados, proporcionando às famílias portuguesas descontos imediatos, sem condicionalismos na escolha de marcas e de quantidades a comprar", referiu em comunicado.
O leilão de supermercados foi divulgado em Abril e pretendia proporcionar aos consumidores inscritos um desconto em 35 categorias de produtos essenciais, como leite, arroz, fruta, massas, carne e peixe. "Optámos pelo formato de leilão numa primeira instância por entendermos que este instrumento oferece maior transparência e fomenta a competição junto das cadeias de distribuição", acrescentou.
"Após os interessados alegarem dificuldades na implementação de um sistema que permitisse oferecer descontos diferenciados e permanentes aos registados na campanha, naquele cabaz de produtos essenciais, em Junho, avançámos para a negociação directa com os operadores", salientou.
De acordo com a associação, apesar dos mais de 560 mil consumidores que manifestaram interesse em beneficiar deste desconto e se inscreveram, nenhuma cadeia de supermercados conseguiu responder à totalidade dos requisitos.
A DECO promete continuar à procura de soluções ou de outras formas de parceria que beneficiem os consumidores naquela que representa a terceira maior despesa dos agregados familiares.